Adriana Kastrup
Author
Mateus Marins PinaDate Published
The design of Adriana Kastrup's current website.
Quem é Adriana Kastrup?
Adriana Kastrup é uma renomada taróloga, numeróloga e estudiosa da astrologia, com mais de 40 anos de carreira. Ao longo de sua trajetória, ela ofereceu consultoria para novelas e filmes, além de ter publicado artigos em importantes jornais e revistas do Brasil, incluindo O Globo e Marie Claire Brasil.
Requisitos do Projeto
O objetivo principal deste projeto era o redesign de um sistema de agendamentos de tarot online, que seria operado por cerca de 15 profissionais treinados por Adriana Kastrup. O sistema deveria ser eficiente, intuitivo e totalmente integrado a um processo de pagamento online.
Problemas identificados
A princípio, o site já oferecia agendamentos online, porém, de forma ineficiente. Os primeiros benchmarks já mostraram diversos problemas:
- Forçava os usuários a tomarem decisões
- Tinha etapas desnecessárias como carrinho
- Tinha campos desnecessários a serem preenchidos
- O website era lento
- O website passava muito tempo fora do ar
Sim, o pior dos problemas era provavelmente o site ficar fora do ar, e provavelmente também era o principal culpado pela dificuldade do site em alcançar os objetivos de vendas.
Análise de interações
Escolha forçada
O site forçava os usuários a tomar a decisão de qual profissional iria atendê-los. De certa forma, usuários não gostam de tomar esse tipo de decisão, principalmente quando precisam passar algum tempo lendo sobre quem é a pessoa que irá atendê-los. Essa tomada de decisão tende a reduzir o número de pessoas que chegam até a etapa seguinte, que seria escolher a data e horário do atendimento, e posteriormente o pagamento.
Carrinho
Uma etapa crucial em e-commerces comuns, o carrinho de compras não tinha função alguma nesse caso, e adicionava complexidades desnecessárias ao usuário. Qualquer tempo economizado com o carregamento de uma nova página, escaneamento e leitura, e no final a conclusão de que precisaria clicar em um outro botão para continuar para a outra tela seria bem vindo.
Campos de checkout
As consultas do site seriam 100% online, que seriam facilitadas por um link de reunião online gerado automaticamente, portanto, o campo de endereço não era estritamente necessário. Não existia um "frete" a ser enviado para esse endereço.
Desafios
Os principais desafios foram em relação à tecnologia e limites orçamentários do projeto. Para a complexidade de um sistema de agendamentos que concentrasse cerca de 15 profissionais, e envolvesse métodos de pagamento e geração de links automáticos para consultas onlines, seriam necessários estudos e desenvolvimentos que uma pequena empresa, no Brasil, normalmente não estaria disposta a investir.
Soluções Implementadas
Para resolver esses problemas, optou-se por utilizar o WordPress, dada sua flexibilidade e vasta gama de plugins disponíveis.
Agendamentos: O plugin Amelia foi escolhido por sua robustez e capacidade de gerenciar múltiplos profissionais de forma eficiente.
Pagamento e Checkout: A integração com WooCommerce e Mercado Pago foi utilizada para o processamento de pagamentos, com uma personalização que eliminou a necessidade do carrinho de compras e campos irrelevantes no checkout.
Hospedagem e Disponibilidade: A migração para uma nova infraestrutura de hospedagem e a substituição do antigo plugin de agendamentos resolveram os problemas de otimização, garantindo que o site ficasse disponível e com bom desempenho.
Escolhas de Design
Vou detalhar aqui algumas das escolhas de design para esse website. Gostaria de deixar bem claro que alguns princípios precisaram ser quebrados nesse projeto, mas com muito cuidado.
A cliente, Adriana, não é muito fã de definir uma única identidade visual para ela e a empresa. De fato, a logo é apenas sua assinatura, e cada projeto tem uma identidade escolhida na hora. Portanto, até mesmo as páginas do site acabam não seguindo uma única regra. Porém, sempre que possível, tentei manter os elementos consistentes e persistentes durante todo o projeto.
Tipografia
As tipografias escolhidas foram Vidaloka (sim, esse é o nome da fonte) para títulos, e Open Sans para o conteúdo textual do site. O conceito era combinar a tradicionalidade de uma atividade milenar, o tarot, com a modernidade e sofisticação, por isso as escolhas de uma fonte com serifa, e outra sem.
Resultados
As melhorias implementadas resultaram em um aumento de cerca 1000% no faturamento, superando todas as expectativas iniciais e proporcionando uma experiência de usuário muito mais fluida e eficiente.